Eventos Escolares

-->
PROJETO “VIOLÊNCIA NA ESCOLA - BULLYING” – 2013


1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Projeto: VIOLÊNCIA NA ESCOLA - BULLYING
1.2 Professoras: Aline Luíza Simon
Grasiela Theiss
1.3 Período de execução: 2º Trimestre de 2013
1.4 Local: E.E.B. Ferandino Dagnoni – Gaspar – SC

2 ASSUNTO/TEMA
Bullying na escola

3 JUSTIFICATIVA
O termo inglês bullying referese à atitude de um bully (touro), também chamado valentão, que na tradução para o português nos remete às situações de “provocação ou implicância”. O bullying é caracterizado por violências físicas, verbais ou psicológicas, desde que sejam ações constantes e sem motivo aparente, o que assinala a chamada violência gratuita. Com a crescente evolução do bullying nas escolas, foi decidido pelo grupo de professores que como tema gerador para o segundo trimestre letivo, trabalharíamos com a violência. Nas disciplinas de língua portuguesa e língua inglesa optamos pela violência no âmbito escolar.
O projeto visa conscientizar os educandos do perigo da prática do bullying e suas consequências.

4.OBJETIVO(S)
4.1 Compreender o significado do termo bullying, cyberbullying, estudando sua origem. Ler e compreender a legislação existente no Brasil e em outros países.
4.2 Estudar as diversas classificações das ações do bullying (físico, verbal, moral, psicológico, material, virtual), sua terminologia, os participantes do ato (agressor, vítima, espectador).
4.3 Conscientizar sobre as proporções que o bullying pode alcançar, para tentar evitar que ele se manifeste no ambiente escolar.

5.PÚBLICO ALVO
Educandos(as) dos 6º anos (A, B e C), 7º anos (A e B), 8º anos (A e B) e 8ª série (C).
Em língua inglesa também 8ª séries (A e B).

6.METODOLOGIA
6.1 Serão realizadas pesquisas relacionadas ao assunto.
6.2 Realização de cartazes, murais, slides para exposição para todas as turmas da escola.
6.3 Assistirão ao filme Bullying provocações sem limite.
6.4 Serão realizadas fábulas (6º ano), resumos (7º ano), seminários (8º ano) e debates (8ª série) com as turmas.

7.CRONOGRAMA
A atividade será desenvolvida durante as aulas de língua portuguesa e língua inglesa conforme os temas forem desenvolvidos durante segundo trimestre de 2013.


 

Concurso Boneca Viva e Príncipe

PARABÉNS À TODOS!!!

Segue a colocação:

MENINOS

-->
Colocação
Votos
Nome do Aluno
1º Príncipe 2013
4820
Guilherme Gomes
2º Príncipe Elegância
4570
Everton Ed. Ribeiro da Costa
3º Príncipe Famoso
3850
Deivid Willian dos Santos
4º Príncipe Feliz
1750
Murilo Pereira Marquetti
5º Príncipe Gentil
1160
Cristian Rodrigo Uller
6º Príncipe Amoroso
1130
Kaique dos Santos Babinski
7º Príncipe Ternura e Príncipe Alegria
850
José Luan Trescher da Silva e Kauã Delfes Figueira
8º Príncipe Carinho
800
Máximo Sebastian Peluffo
MENINAS 

-->
Colocação
Votos
Nome da Aluna
1º Boneca Viva 2013
3560
Carolyne Cesar Knop
2º Princesa Elegância
2200
Maryduarda da Rosa
3º Princesa Simpatia
1400
Núbia Testoni
4º Princesa Ternura
1100
Camille Bueno
5º Princesa Alegria
850
Ana Beatriz da Rosa
6º Princesa Carinho
800
Taiza Aparecida Ferreira


Projeto em andamento nos 1º ano A:

 
PACTO NACIONAL PELA  ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

*PROJETO DIDÁTICO:

*TEMA: RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS.

*SÉRIE: 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

*ALUNAS: PATRÍCIA, JOSIANE E EVA.
*OBJETIVO GERAL:
                 ESTE PROJETO VISA ESTIMULAR A PRÁTICA DA COLETA SELETIVA, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.
                   *OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
           -SABER O QUE É RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA.
             -SABER O QUE É REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS.
             -ENTENDER O QUE É COLETA SELETIVA.
             -IDENTIFICAR QUAIS MATERIAIS POSSAM OU NÃO SER RECICLADOS.
             -CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA NA COMUNIDADE.
             -CONSCIENTIZAR SOBRE A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, REDUÇÃO DO CONSUMO E REDUÇÃO DE LIXO.
*GÊNERO TEXTUAL: TEXTO INFORMATIVO
                  *DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
              TRABALHAREMOS A INTERDISCIPLINARIEDADE.  EVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE PORTUGUES, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIENCIAS E ARTES.
                 *DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
                 -LEITURA:
                   ESTABELECER RELAÇÕES DE INTERRTEXTUALIDADE ENTRE TEXTOS.
                -ANÁLISE LINGUISTICA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA:
                   RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS E SUPORTES TEXTUAIS. COMPREENDER SUAS CARACTERISTICAS FINALIDADES, ESFERA DE CIRCULAÇÃO, TEMA, FORMA DE COMPOSIÇÃO,ESTILO...
               -PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS, ORALIDADE:
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES  ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E   RESPEITANDO OS TURNOS DA FALA.
-PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS / ORALIDADE:
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES  ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E   RESPEITANDO OS TURNOS DA FALA.
-MATEMÁTICA:
LER ,INTERPRETAR E TRANSPOR INFORMAÇÕES EM DIVERSAS SITUAÇÕES E DIFERENTES CONFIGURAÇÕES ( GRÁFICOS,TABELAS), UTILIZANDO-AS  NA COMPREENSÃO  DE FENÔMENOS SOCIAIS E NA COMUNICAÇÃO, AGINDO DE FORMA EFETIVA NA REALIDADE EM QUE VIVE. FORMULAR QUESTOES,COLETAR,ORGANIZAR,CLASSIFICAR E CONSTRUIR REPRESENTAÇÕES PRÓPRIAS PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS COLETADOS.
-HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
IDENTIFICAR E EXPRESSAR (ORALMENTE,GRAFICAMENTE E POR ESCRITO) AS CARACTERÍSTICAS(INDIVIDUAIS E COLETIVAS) COMUNS E PARTICULARES AOS MEMBROS DE OUTROS GRUPOS DE CONVÍVIO,LOCAIS E REGIONAIS, ATUALMENTE E NO PASSADO.
RECONHECER OS PROBLEMAS AMBIENTAIS EXISTENTES EM SUA COMUNIDADE E AS AÇÕES BÁSICAS PARA A PROTEÇÃO EPRESERVAÇÃO DO AMBIENTE E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE.
-CIÊNCIAS:
RECONHECER OS LIMITES DA UTILIZAÇÃO DAS CIENCIAS E DAS TECNOLOGIAS PARA A PROMOÇÃO DO BEM ESTAR HUMANO E PARA OS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE.
*DESENVOLVIMENTO:
- ATIVIDADE 1: ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA. Iniciando a aula: Debate  com as crianças as seguintes questões:
o que é reciclagem?
Qual é sua importância?
Quais materiais podem ser reciclados?
O que é reutilização de materiais?
Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?
O que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?
Após a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.


*DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADA ATIVIDADE TERÁ DURAÇÃO DE 45 MINUTOS.
*DESENVOLVIMENTO:
- ATIVIDADE 1: ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA. Iniciando a aula: Debate  com as crianças as seguintes questões:
o que é reciclagem?
Qual é sua importância?
Quais materiais podem ser reciclados?
O que é reutilização de materiais?
Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?
O que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?
Após a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.


*DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADA ATIVIDADE TERÁ DURAÇÃO DE 45 MINUTOS.
*MATERIAIS:

USO DAS TECNOLOGIAS ( VIDEO, MÚSICA, JOGOS);
INFORMÁTICA;
DESENHOS PARA COLORIR
CARTOLINA
CANETÕES
TEMPO:  UM MÊS.
*AVALIAÇÃO:
 BUSCAMOS A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DEVIDO Á GRANDE QUANTIDADE DE MATERIAL RECICLÁVEL QUE É DESPERDIÇADO.
 A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NOS FATORES ECONÔMICO, SOCIAL, SANITÁRIO, AMBIENTAL E GEOGRÁFICO DA POPLAÇÃO E NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
O PROJETO IRÁ TRABALHAR O PROCESSO DE SELEÇÃO E RECICLAGEM DE MATERIAIS DESPERTANDO NOS ENVOLVIDOS A GERAÇÃO DE NOVOS VALORES FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE NOS CERCAM E ASSIM COLABORAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA MAIS SADIA E DE UM MUNDO MELHOR.
AVALIAR SE OS AOBJETIVOS FORAM ATINGIDOS. SE HOUVE A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM. SE OS ALUNOS ENTENDERAM OS CANCEITOS DA COLETA SELETIVA, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS. AVALIAR  SE HOUVE ATITUDES DE COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS.



Projeto em andamento nos 3ºs anos:


Turma: 3° ano
Professora:Marina Antunes
Tema:Animais em extinção do Brasil.
Gênero: Texto informativo (ficha técnica do animal escolhido).
Disciplina: Português e Ciências.
Direitos de Aprendizagem: Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças.
Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
Organizar o texto dividindo-o em tópicos e parágrafos
Objetivos de Ciências: Reconhecer os animais que estão em ameaça a sua espécie;
Conscientizar as ações que causam a extinção dos animais;
Aprimorar conhecimentos sobre os diversos animais ameaçados de extinção: aves, mamíferos, répteis, animais marinhos e silvestres.
Identificar razões pelas quais ocorre a extinção de algumas espécies;
Utilizar instrumentos de estudo para uma ação consciente com relação aos animais extintos;
Ampliar o conhecimento a respeito das características de cada animal e seu habitat.
Desenvolvimento:
  • 1° etapa: Apresentar para a turma em multimídia, livros ou revistas, imagens de animais variados dentre eles a figura de um dinossauro. Questiona-los se temos convívio com algum daqueles animais ou se podemos encontra-los em algum lugar específico.
  • 2° etapa: Pesquisa pra casa: Como são chamados os animais que não existem mais?
  • 3° etapa: Fazer um levantamento oral das respostas obtidas, da etapa anterior.
  • 4° etapa: Pesquisa na internet sobre a diferença de animais em extinção e já extintos, anotar no caderno.
  • 5° etapa: Pesquisa na internet, de quais os animais que estão em extinção,
  • 6° etapa: socialização dos animais pesquisados que estão em extinção, escolha do animal de cada dupla para confecção da ficha técnica (texto informativo do animal).
  • 7° etapa: Explicação de como se confeccionar um texto informativo (ficha técnica do animal). Apresentar o texto informativo do Tamanduá Bandeira.
  • 8° etapa: Confecção da ficha técnica dos animais escolhidos.
  • Produto final: Confecção de um livro coletivo, com os animais escolhidos pelos alunos.
Materiais:
  • Figuras, livros e revistas de animais variados.
  • Multimídia.
  • Sala de informática e internet.
  • Material xerografado.
  • Caneta hidrocor.
  • Lápis de cor.
  • Papel ofício.
  • Tesoura.
  • Cola.
Tempo estimado: 2 meses

Avaliação:
Será realizada de forma contínua por meio da observação e participação dos educandos.



Projeto com os 4ºs anos:

-->


Projeto:Vivenciando Valores Humanos


Professoras:Greice e Glaci
Série: 4 ano A e B

Período Maio a Julho 2013



Justificativa:

Devido aos problemas existentes em decorrência das distorções dos valores humanos na sociedade e preocupados em estimular, favorecer,fortalecer e melhorar no espaço escolar e em sala de aula e em qualquer outro ambiente a vivência real e sistemática desses valores, em prol de uma convivência melhor para nossos educandos no seio escolar,familiar e na comunidade em geral.


Objetivo Geral:
Resgatar a importância dos valores para uma transformação social significativa, dentro de uma cultura de paz, justiça, liberdade, fraternidade, respeito, tolerância, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, simplicidade e amor a vida.


Objetivos Específicos:
1-Reconhecer a importância dos valores humanos para uma convivência de paz entre os alunos.
2-Valorizar e respeitar o próximo e a si mesmo.
3-Sensibilizar e motivar as escolhas pessoais sociais e espirituais positivas.
4-Encorajar os alunos a viver uma filosofia de vida humanitária.
5-Reconhecer qualidades existentes no próximo.
6-Refletir sobre modos gentis de relacionar-se e solucionar conflitos e problemas.
7-Ser canal de paz na escola e na família.
8-Entender e apropriar-se dos valores morais e cívicos.


Procedimentos Didáticos
1-Leitura e exposição de textos;
2-Roda de conversa;
3-Produção textual;
4-Contação de histórias,poesias vinculadas aos valores humanos;
5-Teatro
6- Apresentação musical de valorização á vida;
7-Uso de vídeos com filme que falem dos valores humanos;
8-Estudos de passagens bíblicas;
9-Correio da amizade;
10-Mural dos valores com desenhos e textos criados pelos alunos;
11-Palestra,entrevista;
12-Pesquisa sobre algumas personalidades da paz (Gandhi,Madre Tereza de Calcutá.Nelson Mandela,Martin Luther;
13-Concurso de desenhos que representem os símbolos da Paz.


Culminância:
Apresentação dos trabalhos realizados com os alunos.




Avaliação:
Global e individual,com troca de experiência dos alunos e professoras.




 


Segue os Projetos  e Concurso Boneca Viva em andamento durante o ano de 2013:

Concurso Boneca Viva e Príncipe 2012
Objetivo
Fazer uma integração entre as famílias no dia do evento .
Realizar eventos com as crianças da nossa escola.  

O dia do Concurso

As crianças serão ensaiadas para desfilar no dia do concurso.
Cada participante será apresentado(a) individualmente.
Cada participante ganhará uma faixa com dizeres diferentes.
A faixa é entregue à criança por uma madrinha ou padrinho que será escolhido pela própria criança.

 A ficha de inscrição será entregue.
Concurso Boneca Viva e Príncipe
1 voto = R$ 0,25
Prêmio: 1 bicicleta
        Festa dia 10 de novembro de 2012 às 15:00.
Os blocos (acima de 30 unidades) poderão ser devolvidos.
A cada 50 blocos vendidos será  adicionado mais 50 votos como bônus.
A Boneca Viva e o Príncipe receberão um vale brinquedos no valor de R$ 150,00 para cada um.
Decisão 
Agora você receberá uma ficha na qual você escreverá quantos blocos deseja receber assim que a gráfica entregar os blocos.
Os pais poderão pedir quantos blocos quiserem a qualquer momento até o dia da festa.
O acerto dos blocos poderá acontecer a qualquer momento até o dia que antecede a festa.
Vamos participar e fazer deste dia um sonho que se tornou realidade.





















Projeto 01:




Projeto 02:














Um comentário:

  1. As fotos ficaram bonitas,eu queria partissipar mas minha mãe não deixou eu partissipar.
    Ass:Eloar Laiana Buffon.

    ResponderExcluir