Sobre nós


Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni


Endereço

Rua: Vó Ida Dagnoni, 58
Bairro: Gasparinho
CEP: 89112-375
Cidade: Gaspar
Telefone: (47) 3332-9077 / 3332-6047 
coordenafera@gmail.com

Equipe:

Simara Nicoleti Maraschi
Diretora

Marcos De Faveri
Assistente Administrativo


Ingrid Treml Neumann
Coordenadora

Patrícia Zerniani da Conceição
Coordenadora 

Sonia Mara dos Santos
Coordenadora 



HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni, localizada a Rua Vó Ida Dagnoni, nº 58, no Gasparinho, conta atualmente com aproximadamente 480 alunos de 1º ano até 8ª série e com 50 funcionários. Tem como diretora a 
Prof.ª Simara Nicoleti Maraschi, a Profº Osvaldo C.dos Santos Neto  como Diretora Adjunta,

  como Secretária a Prof. Sirlene de Oliveira Michel e as Coordenadoras: Ingrid Treml Neumann e Lídia Regina Demmer Schramm
Eis um pouquinho da sua história: Em 1950, foi fundada na cidade de Gaspar, localidade de Gasparinho Quadro, a Escola Estadual Desdobrada Gasparinho. Era uma escola de madeira, com duas salas de aula, não havia cozinha nem horta, era ladeada por uma cerca de arame , somente dois professores trabalhavam nesta escola. No dia 13 de agosto de 1977 passou a chamar-se Escola Isolada Gasparinho e permaneceu com este nome até 1988, quando então passou por um processo de municipalização e passou a chamar-se Escola Municipal Ferandino Dagnoni. Atualmente a escola recebe o nome de Escola de Ensino Ferandino Dagnoni, conta com dez salas de aulas , sendo 20 turmas  de 1ª ano a 8 ª série.
Possui quadra de esportes, biblioteca, sala dos professores e de informática, sala da secretaria, da coordenação/direção, refeitórios e banheiros. Foi denominada Escola de Ensino Fundamental Ferandino Dagnoni, em homenagem a um dos primeiros moradores desta região, que era proprietário das terras adquiridas para a construção da escola.

O Sr. Ferandino Dagnoni, filho de Giovanni e Rosa Benelli nasceu na localidade de Ribeirão São Paulo, no município de Ascurra, no dia 25 de dezembro de 1889. Faleceu na cidade de Gaspar, localidade de Gasparinho Quadro, em sua residência, no dia 24 de fevereiro de 1956. 

Confira também no site:
http://www.gaspar.sc.gov.br/conteudo/?item=13205&fa=3828&cd=18845&menu=Apresenta%E7%E3o 

Escola Ferandino Dagnoni
    Formar alunos respeitadores, ativos, participativos, amigos, criativos e verdadeiros. Este é um dos objetivos da Escola Municipal Ferandino Dagnoni, que desde 1950 se dedica na educação das crianças e adolescentes do Gasparinho Quadro.
    Atualmente a escola funciona em um amplo espaço, com nove salas de aula e capacidade para atender 18 turmas, somando um total de aproximadamente 470 alunos. Ao todo 33 funcionários trabalham no local, incluindo professores, coordenação, zelador e merendeiras. Possui quadra de esportes, biblioteca, sala de informática, sala de professores, secretaria, cozinha, refeitório e banheiros. Mas esta nem sempre foi a realidade do educandário.
    Quando inaugurada, em 1950, a escola se chamava Escola Estadual Desdobrada do Gasparinho. Funcionava em duas salas de aula de madeira. Não havia cozinha e nem horta. Era ladeada por uma cerca de arame e somente dois professores trabalhavam na educação das crianças. Em 1977 passou a se chamar Escola Reunida Gasparinho e permaneceu com este nome até 1988.
    Neste período Sueli Guilhermina Parme começou a trabalhar na escola. A merendeira cuida do lanche das crianças até os dias de hoje e relembra com orgulho dos momentos vividos dentro da escola. "Quando entrei aqui tinham poucos alunos, cerca de 80, e trabalhavam só dois professores. Era uma escola pequena, mas muito legal de se trabalhar. Gosto muito de trabalhar aqui. São 20 anos da minha vida dedicados a este lugar", comenta.
    Um ano após a chegada da merendeira, em 1988, foi nomeada a primeira diretora do educandário, a senhora Zilma Sansão Benevenutti. Neste período a escola passou por um processo de municipalização. Em 1993, foi construído um novo prédio, com mais salas de aula, cozinha, refeitório e banheiros, onde a escola funciona até hoje.
    Em 1998 a escola mudou novamente de nome, vindo a chamar-se Escola de Ensino Fundamental Ferandino Dagnoni, em homenagem a um dos primeiros moradores da região, que era proprietário das terras adquiridas para a construção da nova escola. Hoje a casa de seu Ferandino ainda existe e fica ao lado da escola. Lá mora um dos filhos do homenageado. A neta de seu Ferandino, Miriam Ida Bornhausen trabalha na escola. É merendeira há 13 anos e afirma que não pretende deixar o lugar. "Já recebi diversos convites para trabalhar em outros lugares, mas gosto muito daqui e não pretendo sair nunca", afirma.



Normas da escola

  • Salas ambientes- a escola possui uma sala ambiente para cada disciplina, tais como  Artes,  Geografia(Inglês), Ciências, Português, Matemática(Filosofia), História(Ensino Religioso) ; a disciplina de Educação Física terá salas itinerantes ocupando-as conforme horário previsto na escala de horários gerais. A cada troca de aula os alunos terão que se dirigir em fila a sala conforme a disciplina que terão, sendo que o professor permanecerá em sua sala ambiente, salvo os professores das  salas itinerantes citadas acima. Cabe a cada professor organizar a fila ao final de sua aula sem atrasos para a aula seguinte.
  • Atrasos- O aluno que chegar atrasado só entrará em sala se antes passar na secretaria e justificar seu atraso pegando uma autorização por escrito para entrar na sala, caso chegue com mais de quinze minutos de atraso o mesmo não poderá assistir a primeira aula e receberá um bilhete comunicando aos pais sua chegada tardia. Repetindo este evento só entrará em sala com a presença de um responsável mediante justificativa, para que este fato não vire uma situação corriqueira. Horário: Matutino 7:15h às 11:15h; Vespertino 12:55h às 16:55h
  • Faltas- O aluno que deixar de comparecer às aulas por motivo de doença, deverá trazer justificativa dos pais:a) pessoalmente, b) aviso por eles assinado em forma de bilhete. Obs: Falta injustificada( três seguidas ou cinco intercaladas no mês) será registrada no Projeto Apóia e os pais deverão comparecer para justificarem-se. Caso isso não aconteça no prazo de uma semana, a escola encaminhará o fato ao conselho tutelar.
  • Uniforme- É necessário o uso do uniforme escolar, quando não tiver condições de obtê-lo por compra ou doação poderá usar calça ou bermuda jeans(quatro dedos acima do joelho) e camiseta branca todos os dias da semana, salvo nas aulas de Educação Física pois nestas aulas o uniforme ou a roupa tem que ser apropriada para atividades físicas, pois os alunos que não estiverem nesta condição não poderão fazer esta aula. O uniforme é composto de: camiseta bege com o nome da escola, calça ou bermuda bordô e casaco com o nome da escola. O aluno que comparecer a escola, seja nas atividades contra turno ou saídas extra-classe sem uniforme ou roupas adequadas sem justificativa, receberá advertência verbal, sendo posteriormente encaminhado bilhete aos pais para comparecerem na escola se este fato se repetir por mais de três vezes.
  • Provas e trabalhos atrasados- O aluno que faltar em dia de prova ou apresentação de trabalhos, só poderá fazê-las com a apresentação de atestado médico, ou com justificativa dos pais por escrito, entregue na secretaria e depois  apresentada ao professor em que o aluno ficou em débito, logo que o aluno retorne às atividades escolares. Caberá ao aluno a responsabilidade de se informar de matérias atrasadas e informar ao professor de sua falta.Caberá ao professor realizar a prova em atraso e marcar a apresentação do trabalho. O aluno que faltar em dia de prova ou apresentação, deverá vir preparado para fazê-la no dia seguinte da falta na respectiva disciplina.Na falta de justificativa o aluno não realizará a prova e nem o trabalho, resultando assim em nota zero.
  • Biblioteca- O aluno poderá fazer uso da biblioteca com autorização assinada pela bibliotecária e pelos pais. Matutino das 7:15h às 11:15h, Vespertino 12:55h às16:55h.
    Medicação na escola: Todo medicamento é uma droga, portanto, perigoso se administrado sem orientação médica. Por este motivo, não será oferecida pela escola nenhuma medicação oral. Se o aluno estiver tomando medicação que precise ser administrada na escola os pais deverão mandar o medicamento, um comunicado na agenda e a prescrição médica.
  • O pai ou responsável deverá vir imediatamente à escola quando solicitado caso seu filho fique doente ou se acidente na escola, acompanhando-o ao posto médico para consulta. O mesmo deverá passar o histórico familiar da criança ao médico. A escola não está autorizada a dar qualquer tipo de medicamento ao aluno, exceto com a receita médica.
Para o bom funcionamento da Escola Não é permitido:

  • Comer, mascar chicletes ou chupar balas em ambiente escolar;
    Ingerir e /ou distribuir drogas, bebidas alcoólicas ou fumar nas dependências da escola;
  • Namorar dentro da escola e nos seus arredores;
  • Trazer para a escola materiais desportivos ou bola para jogar no início da aula, no horário do recreio e no final da aula. Do aluno que trouxer será retirada a bola e somente devolvido na presença dos pais ou responsáveis;
  •  Uso de celular para qualquer situação na escola no horário de aula, este tem que estar dentro da mochila, caso contrário o mesmo será retirado e entregue somente aos pais;
  • A presença na escola depois de bater o sinal, pois o mesma será fechada; salvo os alunos que ficam nas atividades extracurriculares e os que esperam o transporte escolar;


Nenhum comentário: