PROJETO
“VIOLÊNCIA NA ESCOLA - BULLYING”
– 2013
1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1
Projeto: VIOLÊNCIA NA ESCOLA - BULLYING
1.2
Professoras: Aline Luíza Simon
Grasiela Theiss
1.3
Período de execução: 2º Trimestre de 2013
1.4
Local: E.E.B. Ferandino Dagnoni – Gaspar – SC
2
ASSUNTO/TEMA
Bullying
na escola
3
JUSTIFICATIVA
O termo inglês bullying
refere‐se
à atitude de um bully
(touro), também chamado valentão, que na tradução para o
português nos remete às situações de “provocação ou
implicância”. O bullying
é caracterizado por violências físicas, verbais ou psicológicas,
desde que sejam ações constantes e sem motivo aparente, o que
assinala a chamada violência gratuita. Com a crescente evolução do
bullying
nas escolas, foi decidido pelo grupo de professores que como tema
gerador para o segundo trimestre letivo, trabalharíamos com a
violência. Nas disciplinas de língua portuguesa e língua inglesa
optamos pela violência no âmbito escolar.
O projeto visa conscientizar os educandos
do perigo da prática do bullying
e suas consequências.
4.OBJETIVO(S)
4.1
Compreender o significado do termo bullying,
cyberbullying, estudando sua
origem. Ler e compreender a legislação existente no Brasil e em
outros países.
4.2
Estudar as diversas classificações das ações do bullying
(físico, verbal, moral, psicológico, material, virtual), sua
terminologia, os participantes do ato (agressor, vítima,
espectador).
4.3
Conscientizar sobre as proporções que o bullying
pode alcançar, para tentar evitar que ele se manifeste no ambiente
escolar.
5.PÚBLICO
ALVO
Educandos(as)
dos 6º anos (A, B e C), 7º anos (A e B), 8º anos (A e B) e 8ª
série (C).
Em
língua inglesa também 8ª séries (A e B).
6.METODOLOGIA
6.1
Serão realizadas pesquisas relacionadas ao assunto.
6.2
Realização de cartazes, murais, slides para exposição para todas
as turmas da escola.
6.3
Assistirão ao filme Bullying
provocações sem limite.
6.4
Serão realizadas fábulas (6º ano), resumos (7º ano), seminários
(8º ano) e debates (8ª série) com as turmas.
7.CRONOGRAMA
A atividade será desenvolvida durante as
aulas de língua portuguesa e língua inglesa conforme os temas forem
desenvolvidos durante segundo trimestre de 2013.
Concurso Boneca Viva e Príncipe
PARABÉNS À TODOS!!!
Segue a colocação:
MENINOS
-->
Colocação
|
Votos
|
Nome
do Aluno
|
1º
Príncipe 2013
|
4820
|
Guilherme
Gomes
|
2º
Príncipe Elegância
|
4570
|
Everton
Ed. Ribeiro da Costa
|
3º
Príncipe Famoso
|
3850
|
Deivid
Willian dos Santos
|
4º
Príncipe Feliz
|
1750
|
Murilo
Pereira Marquetti
|
5º
Príncipe Gentil
|
1160
|
Cristian
Rodrigo Uller
|
6º
Príncipe Amoroso
|
1130
|
Kaique
dos Santos Babinski
|
7º
Príncipe Ternura e Príncipe Alegria
|
850
|
José
Luan Trescher da Silva e Kauã Delfes Figueira
|
8º
Príncipe Carinho
|
800
|
Máximo
Sebastian Peluffo
|
-->
Colocação
|
Votos
|
Nome
da Aluna
|
1º
Boneca Viva 2013
|
3560
|
Carolyne
Cesar Knop
|
2º
Princesa Elegância
|
2200
|
Maryduarda
da Rosa
|
3º
Princesa Simpatia
|
1400
|
Núbia
Testoni
|
4º
Princesa Ternura
|
1100
|
Camille
Bueno
|
5º
Princesa Alegria
|
850
|
Ana
Beatriz da Rosa
|
6º
Princesa Carinho
|
800
|
Taiza
Aparecida Ferreira
|
Projeto em andamento nos 1º ano A:
PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
*PROJETO DIDÁTICO:
*TEMA: RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS.
*SÉRIE: 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
*ALUNAS: PATRÍCIA, JOSIANE E EVA.
*OBJETIVO GERAL:
ESTE PROJETO VISA ESTIMULAR A PRÁTICA DA COLETA SELETIVA, RESSALTANDO A
IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.
*OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-SABER O
QUE É RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA.
-SABER O QUE É REUTILIZAÇÃO DE
MATERIAIS.
-ENTENDER O QUE É COLETA SELETIVA.
-IDENTIFICAR QUAIS MATERIAIS POSSAM OU NÃO SER RECICLADOS.
-CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA NA COMUNIDADE.
-CONSCIENTIZAR SOBRE A PRESERVAÇÃO
AMBIENTAL, REDUÇÃO DO CONSUMO E REDUÇÃO DE LIXO.
*GÊNERO TEXTUAL: TEXTO INFORMATIVO
*DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
TRABALHAREMOS A INTERDISCIPLINARIEDADE.
EVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE PORTUGUES, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA,
CIENCIAS E ARTES.
*DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
-LEITURA:
ESTABELECER RELAÇÕES DE INTERRTEXTUALIDADE ENTRE TEXTOS.
-ANÁLISE LINGUISTICA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA:
RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE LETRAS EM TEXTOS DE DIFERENTES GÊNEROS E
SUPORTES TEXTUAIS. COMPREENDER SUAS CARACTERISTICAS FINALIDADES, ESFERA DE
CIRCULAÇÃO, TEMA, FORMA DE COMPOSIÇÃO,ESTILO...
-PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS,
ORALIDADE:
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES
ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DA FALA.
-PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS / ORALIDADE:
PARTICIPAR DE INTERAÇÕES
ORAIS EM SALA DE AULA, QUESTIONANDO, SUGERINDO, ARGUMENTANDO E RESPEITANDO OS TURNOS DA FALA.
-MATEMÁTICA:
LER ,INTERPRETAR E TRANSPOR INFORMAÇÕES EM DIVERSAS
SITUAÇÕES E DIFERENTES CONFIGURAÇÕES ( GRÁFICOS,TABELAS), UTILIZANDO-AS NA COMPREENSÃO DE FENÔMENOS SOCIAIS E NA COMUNICAÇÃO, AGINDO
DE FORMA EFETIVA NA REALIDADE EM QUE VIVE. FORMULAR
QUESTOES,COLETAR,ORGANIZAR,CLASSIFICAR E CONSTRUIR REPRESENTAÇÕES PRÓPRIAS PARA
A COMUNICAÇÃO DE DADOS COLETADOS.
-HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
IDENTIFICAR E EXPRESSAR (ORALMENTE,GRAFICAMENTE E POR
ESCRITO) AS CARACTERÍSTICAS(INDIVIDUAIS E COLETIVAS) COMUNS E PARTICULARES AOS
MEMBROS DE OUTROS GRUPOS DE CONVÍVIO,LOCAIS E REGIONAIS, ATUALMENTE E NO
PASSADO.
RECONHECER OS PROBLEMAS AMBIENTAIS EXISTENTES EM SUA
COMUNIDADE E AS AÇÕES BÁSICAS PARA A PROTEÇÃO EPRESERVAÇÃO DO AMBIENTE E SUA
RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE.
-CIÊNCIAS:
RECONHECER OS LIMITES DA UTILIZAÇÃO DAS CIENCIAS E DAS
TECNOLOGIAS PARA A PROMOÇÃO DO BEM ESTAR HUMANO E PARA OS IMPACTOS SOBRE O MEIO
AMBIENTE.
*DESENVOLVIMENTO:
- ATIVIDADE 1: ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA. Iniciando a aula: Debate com as crianças as seguintes questões:
o que é reciclagem?
Qual é sua importância?
Quais materiais podem ser reciclados?
O que é reutilização de materiais?
Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?
O que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?
Após a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.
*DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADA ATIVIDADE TERÁ DURAÇÃO DE 45 MINUTOS.
- ATIVIDADE 1: ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA. Iniciando a aula: Debate com as crianças as seguintes questões:
o que é reciclagem?
Qual é sua importância?
Quais materiais podem ser reciclados?
O que é reutilização de materiais?
Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?
O que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?
Após a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.
*DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADA ATIVIDADE TERÁ DURAÇÃO DE 45 MINUTOS.
*DESENVOLVIMENTO:
- ATIVIDADE 1: ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA. Iniciando a aula: Debate com as crianças as seguintes questões:
o que é reciclagem?
Qual é sua importância?
Quais materiais podem ser reciclados?
O que é reutilização de materiais?
Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?
O que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?
Após a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.
*DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADA ATIVIDADE TERÁ DURAÇÃO DE 45 MINUTOS.
- ATIVIDADE 1: ASSISTIR UM VÍDEO SOBRE RECICLAGEM E SUA IMPORTÂNCIA. Iniciando a aula: Debate com as crianças as seguintes questões:
o que é reciclagem?
Qual é sua importância?
Quais materiais podem ser reciclados?
O que é reutilização de materiais?
Qual é a diferença entre reciclar e reutilizar?
O que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?
Após a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.
*DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: CADA ATIVIDADE TERÁ DURAÇÃO DE 45 MINUTOS.
*MATERIAIS:
USO DAS TECNOLOGIAS ( VIDEO, MÚSICA, JOGOS);
INFORMÁTICA;
DESENHOS PARA COLORIR
CARTOLINA
CANETÕES
TEMPO: UM MÊS.
*AVALIAÇÃO:
BUSCAMOS A
CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DEVIDO Á GRANDE QUANTIDADE DE MATERIAL RECICLÁVEL
QUE É DESPERDIÇADO.
A NECESSIDADE DE
INTERVENÇÃO NOS FATORES ECONÔMICO, SOCIAL, SANITÁRIO, AMBIENTAL E GEOGRÁFICO DA
POPLAÇÃO E NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
O PROJETO IRÁ TRABALHAR O PROCESSO DE SELEÇÃO E
RECICLAGEM DE MATERIAIS DESPERTANDO NOS ENVOLVIDOS A GERAÇÃO DE NOVOS VALORES
FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE NOS CERCAM E ASSIM COLABORAR PARA A
CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA MAIS SADIA E DE UM MUNDO MELHOR.
AVALIAR SE OS AOBJETIVOS FORAM ATINGIDOS. SE HOUVE A
CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM. SE OS ALUNOS
ENTENDERAM OS CANCEITOS DA COLETA SELETIVA, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E
REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS. AVALIAR SE
HOUVE ATITUDES DE COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS.
Projeto em andamento nos 3ºs anos:
Turma:
3°
ano
Professora:Marina
Antunes
Tema:Animais
em extinção do Brasil.
Gênero:
Texto
informativo (ficha técnica do animal escolhido).
Disciplina:
Português
e Ciências.
Direitos
de Aprendizagem: Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem
lidos pelo professor ou pelas crianças.
Produzir
textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes
finalidades.
Organizar
o texto dividindo-o em tópicos e parágrafos
Objetivos
de Ciências: Reconhecer
os animais que estão em ameaça a sua espécie;
Conscientizar
as ações que causam a extinção dos animais;
Aprimorar
conhecimentos sobre os diversos animais ameaçados de extinção:
aves, mamíferos, répteis, animais marinhos e silvestres.
Identificar
razões pelas quais ocorre a extinção de algumas espécies;
Utilizar
instrumentos de estudo para uma ação consciente com relação aos
animais extintos;
Ampliar
o conhecimento a respeito das características de cada animal e seu
habitat.
Desenvolvimento:
- 1° etapa: Apresentar para a turma em multimídia, livros ou revistas, imagens de animais variados dentre eles a figura de um dinossauro. Questiona-los se temos convívio com algum daqueles animais ou se podemos encontra-los em algum lugar específico.
- 2° etapa: Pesquisa pra casa: Como são chamados os animais que não existem mais?
- 3° etapa: Fazer um levantamento oral das respostas obtidas, da etapa anterior.
- 4° etapa: Pesquisa na internet sobre a diferença de animais em extinção e já extintos, anotar no caderno.
- 5° etapa: Pesquisa na internet, de quais os animais que estão em extinção,
- 6° etapa: socialização dos animais pesquisados que estão em extinção, escolha do animal de cada dupla para confecção da ficha técnica (texto informativo do animal).
- 7° etapa: Explicação de como se confeccionar um texto informativo (ficha técnica do animal). Apresentar o texto informativo do Tamanduá Bandeira.
- 8° etapa: Confecção da ficha técnica dos animais escolhidos.
- 9° Produto final: Confecção de um livro coletivo, com os animais escolhidos pelos alunos.
Materiais:
- Figuras, livros e revistas de animais variados.
- Multimídia.
- Sala de informática e internet.
- Material xerografado.
- Caneta hidrocor.
- Lápis de cor.
- Papel ofício.
- Tesoura.
- Cola.
Tempo
estimado: 2
meses
Avaliação:
Será
realizada de forma contínua por meio da observação e participação
dos educandos.
Projeto com os 4ºs anos:
-->
Projeto:Vivenciando
Valores Humanos
Professoras:Greice
e Glaci
Série:
4 ano A e B
Período
Maio a Julho 2013
Justificativa:
Devido aos problemas
existentes em decorrência das distorções dos valores humanos na
sociedade e preocupados em estimular, favorecer,fortalecer e
melhorar no espaço escolar e em sala de aula e em qualquer outro
ambiente a vivência real e sistemática desses valores, em prol de
uma convivência melhor para nossos educandos no seio
escolar,familiar e na comunidade em geral.
Objetivo
Geral:
Resgatar
a importância dos valores para uma transformação social
significativa, dentro de uma cultura de paz, justiça, liberdade,
fraternidade, respeito, tolerância, responsabilidade, cooperação,
humildade, honestidade, simplicidade e amor a vida.
Objetivos
Específicos:
1-Reconhecer a importância
dos valores humanos para uma convivência de paz entre os alunos.
2-Valorizar e respeitar o
próximo e a si mesmo.
3-Sensibilizar e motivar as
escolhas pessoais sociais e espirituais positivas.
4-Encorajar os alunos a viver
uma filosofia de vida humanitária.
5-Reconhecer qualidades
existentes no próximo.
6-Refletir sobre modos gentis
de relacionar-se e solucionar conflitos e problemas.
7-Ser canal de paz na escola
e na família.
8-Entender e apropriar-se dos
valores morais e cívicos.
Procedimentos
Didáticos
1-Leitura e exposição de textos;
2-Roda de conversa;
3-Produção textual;
4-Contação de histórias,poesias
vinculadas aos valores humanos;
5-Teatro
6- Apresentação musical de valorização
á vida;
7-Uso de vídeos com filme que falem dos
valores humanos;
8-Estudos de passagens bíblicas;
9-Correio da amizade;
10-Mural dos valores com desenhos e textos
criados pelos alunos;
11-Palestra,entrevista;
12-Pesquisa sobre algumas personalidades da
paz (Gandhi,Madre Tereza de Calcutá.Nelson Mandela,Martin Luther;
13-Concurso de desenhos que representem os
símbolos da Paz.
Culminância:
Apresentação dos trabalhos realizados com os
alunos.
Avaliação:
Global e individual,com troca de experiência
dos alunos e professoras.
Segue os Projetos e Concurso Boneca Viva em andamento durante o ano de 2013:
Concurso Boneca Viva e Príncipe 2012
Objetivo
Fazer uma integração entre as famílias no dia do evento .
Realizar eventos com as crianças da nossa escola.
Realizar eventos com as crianças da nossa escola.
O dia do Concurso
As crianças serão ensaiadas para desfilar no dia do concurso.
Cada participante será apresentado(a) individualmente.
Cada participante ganhará uma faixa com dizeres diferentes.
A faixa é entregue à criança por uma madrinha ou padrinho que será escolhido pela própria criança.
Cada participante será apresentado(a) individualmente.
Cada participante ganhará uma faixa com dizeres diferentes.
A faixa é entregue à criança por uma madrinha ou padrinho que será escolhido pela própria criança.
A ficha de inscrição será entregue.
Concurso Boneca Viva e Príncipe
1 voto = R$ 0,25
Prêmio: 1 bicicleta
Festa dia 10 de novembro de 2012 às 15:00.
1 voto = R$ 0,25
Prêmio: 1 bicicleta
Festa dia 10 de novembro de 2012 às 15:00.
Os blocos (acima de 30 unidades) poderão ser devolvidos.
A cada 50 blocos vendidos será adicionado mais 50 votos como bônus.
A cada 50 blocos vendidos será adicionado mais 50 votos como bônus.
A Boneca Viva e o Príncipe receberão um vale brinquedos no valor de R$ 150,00 para cada um.
Decisão
Agora você receberá uma ficha na qual você escreverá quantos blocos deseja receber assim que a gráfica entregar os blocos.
Os pais poderão pedir quantos blocos quiserem a qualquer momento até o dia da festa.
O acerto dos blocos poderá acontecer a qualquer momento até o dia que antecede a festa.
Os pais poderão pedir quantos blocos quiserem a qualquer momento até o dia da festa.
O acerto dos blocos poderá acontecer a qualquer momento até o dia que antecede a festa.
Vamos participar e fazer deste dia um sonho que se tornou realidade.
As fotos ficaram bonitas,eu queria partissipar mas minha mãe não deixou eu partissipar.
ResponderExcluirAss:Eloar Laiana Buffon.